Categorias
Kata

Kanku Dai

Kanku (Grande) – É um dos katas mais fundamentais do Karate Shotokan.

Kanji

O nome “Kanku” é a combinação de dois caracteres. O primeiro caractere é “Kan” (que significa “ver” ou “observar”). O próximo caractere é “Ku” (que significa “céu”, “vazio” ou “ar”). Juntos, esses 2 caracteres se traduzem como “olhar para o céu” – simbolizado pelo primeiro movimento no kata. Finalmente, “Dai” significa “grande”, já que Kanku Dai tem um irmão mais novo chamado Kanku Sho (uma versão menor do mesmo kata).

Origens

A essência deste kata foi supostamente trazida da China para Okinawa por um diplomata chinês chamado Kung Siang Chung, no século XVIII. Alguns dizem que ele mesmo criou o kata, que foi, portanto, chamado Ku Shan Ku (a forma de Okinawa de pronunciar Kung Siang Chung e traduzido como “Sr. Oficial do Governo” ou “Sr. Diplomata”…). Quando Funakoshi trouxe este kata para o Japão, o kata foi renomeado para remover a inflexão de Okinawa e torná-lo mais japonês. Tornou-se Ko So Kun antes de se transformar em Kanku. O sufixo “Dai” foi acrescentado quando o kata Kanku Sho foi trazido para o repertório Shotokan. O kata era aparentemente um dos katas favoritos de Funakoshi. Ele o executou durante sua demonstração para o Príncipe Herdeiro (Hirohito) em 1922.

Dai significa Grande ou Longo

Kanku-Dai é um dos kata mais longos no repertório Shotokan. É composto de 65 movimentos independentes e leva cerca de 90 segundos para ser executado (muito tempo durante um exame de graduação). É considerado o kata representante do Karate Shotokan, e parece ser um bom resumo dos katas Heian (mais Tekki). Na verdade, é considerado o kata raiz a partir do qual todos os katas Heian foram criados. (e curiosamente seu enbusen se assemelha ao kanji “Hon”, que pode significar “livro”, “fonte” ou “raiz”).

Deixe um comentário